terça-feira, 29 de julho de 2014

Vacina contra Meningite A-C-W-Y - Postado por Jairo Len

As meningites bacterianas ainda são doenças infecciosas muito importantes em pediatria - não exatamente pela frequência, mas pela gravidade e necessidade de rápido diagnóstico e conduta.
Nos últimos 20 anos tivemos a criação de novas vacinas, que protegem muito contra as meningites, como Hemófilus B, Pneumococos (a 13-valente), meningococo C. Ainda falta a vacina contra o meningococo B (muito importante).
E, há alguns anos, apareceu a vacina contra os meningococos A, W-135 e Y (que representam 4-5% dos casos no Brasil).
Esta vacina, que protege também contra o meningococo C, já "veio" e foi embora duas vezes do Brasil - a Novartis, sua fabricante, diz que é problema com a ANVISA (prá variar...).

De qualquer forma, no momento a vacina está disponível por aqui, nas clínicas particulares de vacinação. A quadrivalente Menveo (nome comercial da vacina contra meningite A-C-W/135-Y) foi aprovada no Brasil para uso a partir dos 2 anos de idade, até os 55 anos.

Ainda que não seja uma vacina indicada, no Brasil, na saúde pública, eu acho que todas as crianças devem receber uma dose desta vacina, a partir dos 2 anos de idade. Menos frequentes, os meningococos A, W e Y existem por aqui. Contra o meningococo C as crianças são imunizadas desde os 3 meses de idade

Na Clínica Len de Pediatria estamos usando a vacina para os reforços aos 5-6 anos de idade (antes realizados só através da vacina contra meningite C monovalente) e conversamos com os pais sobre a aplicação de uma dose aos 2 anos de idade. 
Todas as clínicas particulares dispõe da vacina. Como não tem concorrentes (a outra vacina igual, "Menactra", não é aprovada no Brasil), o valor da vacina ainda é alto, com preço final ao redor dos R$ 300,00. Deve cair aos poucos, caso a Novartis continue a trazer a vacina para o Brasil.

Ei-la. Sem urgência nem correria, vale a pena imunizar.

Um comentário:

  1. Também é registrada no Brasil a Nimenrix da GSK que é para as mesmas cepas que a Menveo. Porém agora com a compra das vacinas da Novartis pela GSK, e Nimenrix está em processo de transferência para a Pfizer. Portando existem as duas disponíveis no mercado.
    A vacina para o meningococo B tb já está disponível, recentemente lançada no mercado, foi aprovada pela Anvisa no início de 2015, nome comercial Bexsero e é esquema de doses, dependendo da faixa etária. Cada aplicação custa em torno de 500 reais (valor por alto). É uma das vacinas Novartis que também foi comprada pela GSK.

    ResponderExcluir

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.