Vacina contra Meningite B - Postado por Jairo Len

Para não dizer que sempre temos más notícias em saúde, segue uma excelente:
A primeira vacina contra MENINGITE MENINGOCÓCICA tipo B foi aprovada para uso nos Estados Unidos - e já está em uso por lá.
A Trumenba, fabricada pela Pfizer/Wyeth Pharmaceuticals, é a primeira vacina eficaz contra esse meningococo - uma das bactérias mais importantes na causa de meningite bacteriana.
A Trumenba, por enquanto, está aprovada para uso entre 10 e 25 anos de idade, e está sendo aplicada aplicada em 3 doses (0-2-6 meses).

Atualmente temos já vacina contra os demais meningococos (A, C, W e Y), que representam, mundialmente, cerca de 70% das meningites bacterianas.

No Brasil ainda não há previsão de aprovação e chegada da vacina, infelizmente... A aprovação depende da nossa agencia reguladora de saúde, a ANVISA, que cada um de nós imaginamos como funciona...

A meu ver, esta vacina é a mais importante que ainda falta no calendário vacinal, sem dúvidas.


Comentários

  1. Jairo, um bebê de 2 anos com as vacinas todas em dia tem que tomar a vacina do sarampo em campanhas de vacinação do governo? A polio eu sei que é necessária, mas e a sarampo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há necessidade. Nesta faixa etária a criança já recebeu duas doses da vacina contra o sarampo (em geral com 1 ano e 1 ano e 8 meses).
      De qualquer forma não há qualquer mal em se fazer mais uma dose.

      Excluir
  2. Essa vacina está disponível no Brasil? Se sim, onde? Tem nos postos de saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vacina contra Meningite B não foi aprovada ainda pela ANVISA e não é comercializada ou aplicada no Brasil.

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado