Farmacia básica - Postado por Jairo Len

Apesar das férias já estarem quase em fase final, o carnaval já está aí, e as viagens nunca acabam - nem que seja por um fim de semana só...

Uma dúvida muito frequente neste período, e uma necessidade básica para quem viaja com crianças é ter sempre em mãos uma lista de medicamentos para uso em caso de doenças. A idéia não é auto-medicação de filhos, mas sim ter em mãos alguns medicamentos que podem ser muito úteis em casos de febre, vômitos, náuseas e enjoo de movimento, dores de ouvido, irritação ocular, dermatites, etc...

Estive na África do Sul, e sempre (para mim) um programa obrigatório é a visita minuciosa às farmácias locais, ver o que há de medicamentos OTC, aqueles que você compra sem receita. E não havia muita coisa, apesar das farmácias serem gigantes, como as norte-americanas. Em caso de vômitos, por exemplo, não achei nada como o Vonau Flash, que temos por aqui, que são comprimidos de ondansetrona, extremamente eficazes... E foi o medicamento que "salvou" um filho de brasileiros que conhecemos por lá, que apresentava vômitos bem no dia de voar de volta (aliás, um dos maiores pesadelos aéreos...).

Enfim... Recomendo que sempre se tenha em mãos (no voo) algum antitérmico, remédio para enjoos (o tradicional Dramin) e para vômitos (o Vonau Flash).
E, na mala, demais remédios, como algum antialérgico possante, analgésicos, pomadas para picadas de inseto, dermatites, eczemas. Dependendo de cada criança, levar um antibiótico e um colírio, assim como gotas otológicas, para dor de ouvido, é importante.
Claro, para crianças que apresentem seus problemas individuais (asma, infecção urinária de repetição, laringite) a farmacinha é ultra-personalizada.

Evidente que todos os remédios devem ter prescrição e receita médica, e que o pediatra deve sempre ser consultado antes do uso de qualquer medicamento. Hoje em dia, era de wi-fi em qualquer ponto do planeta, não existe mais falta de conectividade.

Aproveite o fim de férias e que a malinha de remédios volte absolutamente intacta.


O Dramin, em voos longos, pode ajudar bastante...

Comentários

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado