Aleitamento X Inteligência - Postado por Jairo Len

Além das dezenas de tristes notícias sobre política e economia, ainda tivemos a infelicidade de ler, semana passada, notícia sobre um estudo brasileiro, publicado em uma das revistas do grupo "Lancet", relacionando tempo de aleitamento materno e aumento do Q.I. ao longo da vida adulta.

O estudo, feito em Pelotas (RS), analisou cerca de 3.500 bebês, por 30 anos. Concluiu-se que "se o bebê mama por mais tempo, maior serão os níveis de inteligência, escolaridade e renda financeira quando adulto".

Ainda que os pesquisadores julguem que todas as variáveis foram isoladas (como escolaridade familiar, nível sócio-cultural, renda familiar), os próprios pesquisadores assumem que, por se tratar de estudo observacional, outros fatores não-mensuráveis não foram levados em conta (como toda a relação mãe-bebê, afetividade e paz familiar, relação entre pais e filhos, entrosamento dos pais na vida estudantil, etc...). Tampouco escreveu-se na imprensa que este estudo, iniciado há 30 anos, não avaliou crianças que usam fórmulas lácteas aonde temos DHA e ARA, nucleotídeos e tantos outros nutrientes essenciais.

OBVIAMENTE NÃO FAÇO UMA ODE AO ALEITAMENTO ARTIFICIAL, MAS achei o alarde da imprensa e o alcance da notícia um desserviço às mães. Não há qualquer necessidade de se listar benefícios do aleitamento materno na "Lancet". Todos sabem a importância de amamentar - pelo menos todos os que leem internet tão específica, a parte voltada para nutrizes, pais, gente intelectualizada que gasta seu tempo com isso. 

Sempre defendo e uso os maiores recursos para garantir que as mães amamentem seus filhos, inclusive medicamentos controlados (como o Equilid, que muitos conhecem), recomendação de enfermeiras especialistas em lactação, etc...

Mas, obviamente, há uma porcentagem de mães que, mesmo tentando de qualquer forma e com toda a ajuda, não conseguem amamentar seus filhos de forma exclusiva.
É para estas mães que parecem que estas notícias e tantas outras notícias "xiitas" sobre amamentação são feitas...

A função de todos que se preocupam com amamentação deveria ser facilitar a vida de quem tenta amamentar seus filhos, e não ficar perturbando quem não conseguiu.
Por facilitar leia-se tentar ajudar populações de mães carentes, ir a campo (em maternidades da periferia), fazer um programa de auxílio às nutrizes assim que elas deixam a maternidade, ter uma puericultura de bom nível em postos de saúde.

E, se queremos mesmo crianças inteligentes no futuro, garantir uma excelente alimentação nos primeiros 5 anos de vida, quando o cérebro se desenvolve 98%. Começando pela orientação de uma ótima fórmula láctea quando houver o desmame, seja lá quando ele acontecer, e garantindo também todos os nutrientes dos primeiros anos de vida.

Sem hipocrisia, ajudando as pessoas da forma que elas precisam.

Já escrevi sobre isso algumas vezes, o assunto é eterno...

Comentários

  1. Desserviço é esse post. Posso enumerar diversos pontos de inutilidade, a começar pelo nome do medicamento citado para "aumentar produção de leite", quando qualquer médico atualizado sabe que nenhum artifício é necessário para isso, basta que o bebe mame em livre demanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Desserviço" é a ignorância, o pior dos males da atualidade.

      "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta"

      Albert Einstein

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado