quinta-feira, 5 de março de 2015

Repelentes e Dengue, Zika e Chikungunya - Postado por Jairo Len

Após circular um áudio (falso, spam) sobre a mutação da dengue e dos mosquitos, houve um pânico geral sobre a doença e o uso correto de repelentes de insetos.
O áudio é muito mal feito, a meu ver, mas serviu para alertar sobre algo importante, que é o uso dos repelentes... 

Vamos lá: a dengue continua a mesma, nada de mutações. Uma doença viral que pode ter suas complicações. Já escrevi sobre dengue no blog, vamos falar hoje só sobre repelentes.

Existem vários tipos de repelentes, desde os naturais (sabidamente ineficazes por longo tempo) como os químicos, que são os mais indicados
"Felizmente" os norte-americanos também sofrem com mosquitos e carrapatos, por lá transmitindo doenças como a febre do Nilo, doença de Lyme e a febre das montanhas rochosas: por isso, há pesquisa e recomendações bem claras sobre o uso de repelentes.

Por lá e por aqui, no Brasil, temos DOIS tipos de produtos recomendados e eficazes:
- o DEET - comercialmente conhecidos como Off, Autan, Repelex, entre outros

- a Icaridina (ou Picaridina) - vendido com a marca Exposis.

Ambos são eficazes contra os mosquitos que transmitem dengue, Zika e febre chikungunya.

Portanto, primeira dúvida respondida: os dois produtos podem ser usados para proteger contra dengue.

Segunda dúvida importante: qual é a idade mínima? Há recomendações da ANVISA, que em geral só libera o uso a partir dos 2 anos de idade, alguns deles a partir dos 6 meses de vida.

A Academia Americana de Pediatria libera o uso de DEET e Icaridina a partir dos 2 meses de idade. "Tem certeza?" (essa é a terceira dúvida...). Sim...sim...
Neste artigo, em inglês, as recomendações da Academia Americana de Pediatria.
Eu, particularmente, recomendo que até os 6 meses de idade só utilizemos repelentes em casos de extrema necessidade. Nesta faixa etária a proteção de barreira é mais importante e segura.

Como aplicar? Algumas regras e dicas.

O modo de aplicar também é importante, deve ser cuidadoso como quando passamos um filtro solar, em toda a área necessária

Se for em loção ou spray, tanto faz, em matéria de eficácia. Nas crianças maiores (que param quietas para aplicação) eu recomendo os sprays, mais fáceis de usar. 
Ideal não aplicar nas mãos das crianças, principalmente aquelas que põe a mão na boca o tempo todo (99% delas).

NUNCA se deve aplicar o spray diretamente no rosto: sempre use as suas mãos para passar na face das crianças.

Dependendo cada marca e concentração, a reaplicação é necessária após algumas horas. Sempre siga as recomendações do produto.

Existem repelentes próprios para uso diretamente nas roupas, como o Exposis Spray - Gatilho. Ideal para carrapatos, inclusive.

O uso de protetores solares e repelentes, ao mesmo tempo, pode ser feito. Nunca com produtos "combinados", tipo 2 em 1. Mas usando o protetor solar antes, e após alguns minutos, o repetente. 

Perfumes atraem mosquitos... Portanto, pelo menos para ir à escola, evite perfumar as crianças.

Pulseirinhas e adesivos de citronela tem efeito bastante limitado. Não conte exclusivamente com estes métodos.

Repelentes, nas concentrações e apresentações adequadas, não são tóxicos. MAS, como quaisquer produtos de uso na pele, podem causar alergias cutâneas.

RESUMINDO: use repelentes, quaisquer marcas boas vendidas na farmácia, diariamente. Crianças a partir dos 2 meses podem usar, mas é nos escolares que o uso deve ser diário.



Tanto faz. O importante é usar.

26 comentários:

  1. Uso o off KIDS e ainda assim peguei febre chikungunya, quero saber qual a duração desses repelentes, p favor! PS: tenho 14 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre 4 e 10 horas, dependendo da concentração. Se suar muito, necessário reaplicar antes.

      Excluir
  2. Será que DEET é eficaz??? Veja o artigo "Aedes aegypti Mosquitoes Exhibit Decreased Repellency by DEET following Previous Exposure"
    Nina M. Stanczyk, John F. Y. Brookfield, Linda M. Field, James G. Logan
    Published: February 20, 2013
    DOI: 10.1371/journal.pone.0054438

    http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0054438

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante artigo, mas 100% teórico. Pelo que entendi não houve teste em humanos X mosquitos, e sim no próprio mosquito, através de avaliações como eletroantenografia e comportamentais após exposição ao DEET.
      Procurei artigos práticos (teste em DEET e humanos), não encontrei referencia de resistência.

      Excluir
  3. E a baby loção antimosquito da Johnson's, é uma opção? Li todas as instruções no verso da embalagem mas não vi menção ao DEET ou a Icaridina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este repelente não contém nenhuma destas substâncias indicadas pela Academia Americana de Pediatria.

      Excluir
    2. Minha bb tem um ano e uso a loção antimosquito, quer dizer q não resolve nada contra o mosquito da dengue??? Devo trocar pelos da linha kids? Quanta dúvida.

      Excluir
    3. Paula
      São poucos trabalhos ou recomendações oficiais e indexadas que encontramos sobre o Ethyl butilacetilaminopropionato, que é a substância ativa da loção anti-mosquitos Johnsons. É seguro, e teoricamente eficaz por até 3 horas. As agencias de saúde (pelo menos as norte-americanas) ainda recomendam o DEET e a Picaridina como substâncias de escolha.

      Excluir
    4. Doutor, estou com outra dúvida, sobre repelentes de tomada. Posso usar no quarto da minha bb? Não é claro na embalagem a idade mínima. E ele é eficiente contra o mosquito da Dengue?

      Excluir
    5. Paula
      Pode usar. Recomenda-se manter a pelo menos 2 metros da cama/berço. Como qualquer inseticida, pode ser alérgico para determinadas pessoas.

      Excluir
  4. E a substância IR 3535, é essa substância que tem na loção anti mosquito da Johnson. Li que o IR 3535 também repele o mosquito da dengue e que pode ser usada a partir de 6 meses e em gestantes. Você saberia me dizer se realmente funciona contra dengue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela
      Acredito que funcione, sim, ainda que não esteja nas diretrizes da Academia Americana de Pediatria. Não sei te informar sobre o uso em gestantes.

      Excluir
  5. Gostaria de saber sobre o Exposis Gel para usar em criança de 2 anos?

    ResponderExcluir
  6. A recomendação é que não se use repelente por baixo das roupas. Então, a roupa nos protege?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da roupa, sim. Mas recomenda-se o uso de spray em roupas.

      Excluir
  7. repelentes caseiros a base de cravo não funcionam contra dengue mesmo quando voce observa que os demais mosquitos desaparecem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia
      Podem ajudar, sem dúvida, mas não conte exclusivamente com estes métodos naturais.

      Excluir
  8. E o Repelente Johnson`s Baby Loção Antimosquito? Aprovado e eficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São poucos trabalhos ou recomendações oficiais e indexadas que encontramos sobre o Ethyl butilacetilaminopropionato, que é a substância ativa da loção anti-mosquitos Johnsons. É seguro, aprovado pelo FDA e EMEA (agencia europeia) e teoricamente eficaz por até 3 horas. As agencias de saúde (pelo menos as norte-americanas) ainda recomendam o DEET e a Picaridina como substâncias de escolha.

      Excluir
  9. E gestante, também pode usar esses repelentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o CDC (Atlanta) e FDA, não se deve usar no primeiro trimestre da gestação.
      Concentrações até 50% podem ser usadas no restante da gestação e amamentação.

      Excluir
  10. Dr. Jairo, achei seu texto excelente e postei no meu blog com todos os créditos devidos. Se houver algum problema por favor avisar! obrigada Katia www.minhasdikas.com

    ResponderExcluir
  11. Dr Jairo, obrigada pelas informações esclarecedoras. Fiquei intrigada sobre a duração da proteção dos diversos produtos e resolvi pesquisar nos sites. O resultado difere bastante de um produto para outro. Veja os dados que levantei: na linha OFF(fabricante Johnson's) a duração da proteção é de apenas 2 horas para todos os produtos em creme e 6 horas para os produtos em spray. Já o site da Exposis diz que o produto protege durante 10 horas em temperaturas abaixo de 30 graus C e 5 horas acima de 30 graus C. O Repelex, cuja fabricante é a RB não traz a informação no site, então liguei para o SAC que informou que a proteção do produto loção cosmética e kids é de 3 horas e das outras linhas (family care, active spray e citronela) é de 4 horas. Outro ponto importante é que todos eles trazem a recomendação de quantas vezes pode ser reaplicado por dia e na maioria se resume a 3 vezes. Por exemplo, o OFF kids, cuja proteção é de apenas 2 horas diz que não deve ser aplicado mais que 3 vezes por dia. Logo o tempo de duração da proteção passa a ser fator preponderante na decisão de qual repelente comprar. Fonte: http://www.linhaoff.com.br/linha_completa.htm - http://www.exposis.com.br/linha-de-produtos.php?r=1&Xpand=2560&Acur=1440 e SAC RB - 0800-703-1128.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,
      Obrigado!
      Além disso, as concentração de cada formulação (20-25-30%, etc) ainda tem a ver com a duração na pele.
      É claro que para locais infestados, devemos repassar, de acordo com as recomendações de cada fabricante - mas quem tem filhos sabe que é quase impossível fazer isso, ainda mais nas escolas, clube, após natação...
      Bom seria se o governo tomasse vergonha na cara e fizesse as ações necessárias, PELO MENOS nas grandes cidades, aonde é inadmissível uma epidemia causada por doenças transmitida por mosquitos...

      Excluir
  12. quando somos picados coçamos muito até machucar a pele. pode passar repelente sobre uma coceira / machucado anterior? alguns repelentes com alcool fazem até parar de coçar.

    ResponderExcluir

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.