Nossa má alimentação - Postado por Jairo Len

Por "nossa", entenda-se a alimentação infantil no Brasil que anda, de acordo com estatísticas, deturpada e pouco saudável.
Pesquisa do Ministério da Saúde (2013) revela alguns dados que todos sabemos sobre a esquizofrênica alimentação infantil.

Ao mesmo tempo que as mães são queimadas em praça pública e querem cortar os pulsos quando não conseguem amamentar seus bebês, as estatísticas mostram que muitas destas mães oferecem, ainda no primeiro e principalmente no segundo ano de vida, alimentos pouco saudáveis para seus bebês:
- 60% dos bebês abaixo dos 2 anos já comeram bolachas recheadas e bolos prontos.
- 32% dos menores de 2 anos já tomaram néctar de caixinha e refrigerantes (!!!!!)
- Grande parte já ofereceu iogurtes, que são açucarados e, na maioria das vezes, contém corantes, além de inúmeros aditivos químicos.

É claro que o sistema não colabora... Para os maiores, basta uma hora de canal de TV infantil para que sejam bombardeados com os lançamentos alimentares mais trash do planeta, como bolachas mega-recheadas ou porcaritos de pacote...

Agora ainda há a crucificação do suco natural. As mães estão fugindo do corredor das frutas. Tenho insistido que há limites de quantidade para quaisquer alimentos. Concordo que há exagero no consumo de sucos naturais, muitas vezes adoçados, várias vezes ao dia (até em cardápios de berçários/maternais eu noto isso), mas com uma boa orientação há lugar para todos os alimentos naturais... 

Vejo no dia a dia da Clínica que tudo anda esquisito... Ao mesmo tempo que algumas mães não querem dar lactose ou glúten para bebês absolutamente normais (por convicções dietético-religiosas próprias), outras liberam na gelatina, néctar de caixinha ("única opção para a lancheira"), iogurtinhos infantis, sorvete (paletas...). E muitas vezes estas mães são as mesmas. Que restringem aqui e liberam ali... Marcam uma idade e...liberam tudo.

Sem falar do incorrigível problema nas classes econômicas mais baixas, aonde em cada porta de escola há um ambulante lotado de pipocas-de-isopor e salgadinhos super-salgados e oleosos a menos e R$ 1 por pacote. Não que isso não atinja a todos, mas os estudos mostram que quando menor o poder aquisitivo, maior a ingestão de calorias vazias.

Exemplos e hábitos...
Nos adultos, só 37% consomem o recomendado diariamente de frutas e hortaliças, e 25% consomem refrigerante 5 ou mais dias por semana.
Acho que em crianças esses índices não devem ser muito diferentes.

Enfim...
O estudo serve para nos lembrar da importância da alimentação no nosso dia-a-dia, principalmente em relação aos nossos filhos.
Não acho difícil fazer uma alimentação bem adequada nos primeiros 2 anos (estendida aos 5 anos), evitando açúcar, alimentos super-industrializados (como refrigerantes, néctares, bolachas recheadas e bolinhos prontos).

Bom senso é tudo, para aqueles que tem...


#Quem nunca?















Comentários