Meningites e Outono - Postado por Jairo Len

Meningites Virais e Meningites Bacterianas

 Outono é época do ano propícia para doenças infecciosas - entre as quais as meningites. Sempre me perguntam se estamos com epidemia de meningites nesta época do ano. A resposta é não.

Meningite é endêmica no outono, ou seja, os casos aumentam naturalmente, sem suplantar o patamar anual.  Quando os números aumentam acima do esperado é que chamamos de epidemia (como foi a dengue, zika, e agora a febre amarela).

Meningite bacteriana

 As meningites podem ter duas causas, principalmente: VIRAIS e BACTERIANAS.

As bacterianas são as mais raras e graves e, ainda que existam vacinas contra elas, sempre devemos lembrar que não são 100% evitáveis. As crianças recebem rotineiramente as vacinas contra meningites bacterianas causadas por: hemófilus, pneumococos, meningococos A, B, C, W e Y.
              

Dúvida frequente: quando há um caso de meningite bacteriana na escola, há necessidade de tratamento profilático nos demais alunos? Sim, mas só quem teve contato DIRETO com o doente deve receber antibiótico profilático. Entenda-se por contato direto os colegas de classe, pais e irmãos, professora. Não devem receber a profilaxia o irmão do coleguinha de classe, o filho da professora, o sujeito que desceu no elevador junto com a criança. Não há necessidade de suspensão das aulas se houve caso de meningite bacteriana na escola, mas com frequência vemos que isso acontece.

Meningite viral


A meningite viral é causada por diversos vírus, principalmente o Adenovírus.  

Contra a meningite viral não existe vacina.
É bem mais comum que a bacteriana. De uma forma geral, é uma meningite benigna, não causando sequelas ou risco de vida. Raramente a criança é internada, porque não há necessidade de qualquer tratamento.

Quem teve contato direto com o portador da meningite viral não precisa tomar qualquer remédio. O vírus se espalha entre as pessoas, mas é raríssimo causar meningite - causa resfriados, diarreia, viroses...e em uma porcentagem baixíssima atinge as meninges causando o quadro de meningite.

De um modo geral também não se fecham escolas nem se recomenda que o restante da turma escolar não vá à escola quando há um caso.

Na dúvida, pergunte para o seu pediatra.
 
Mapa de meningite meningocócica pelo mundo. No Brasil , principalmente os tipos C e B.
 


Comentários