Febre Amarela em São Paulo - Postado por Jairo Len

Com a morte de macacos infectados por febre amarela no Horto Florestal (Zona Norte de São Paulo), um novo pânico se instalou por aqui... Já há a tradicional corrida atrás da vacina, filas, falta de vacinas, milhares de posts nos grupos de whatsapp, etc...

Não há surto de febre amarela.

A febre amarela é uma doença muito grave transmitida ao homem exclusivamente pela picada de mosquitos. Mosquitos picam macacos infectados...transmitem o vírus para os humanos (a chamada febre amarela silvestre) e mosquitos picam humanos infectados e passam para outros humanos (a febre amarela urbano).
Macacos não transmitem diretamente a febre amarela para os humanos. Eles são o reservatório da doença.
Não acredito francamente que haverá alguma das duas formas aqui em São Paulo, porque as autoridades sanitárias estão tomando as devidas e necessárias medidas: fechar os parques e vacinar a população no entorno da área (até 1 km de distância). São medidas habitualmente eficazes nas ameaças de surtos da doença.

Sobre a vacinação individual de cada pessoa: já faz tempo que sou a favor que toda a população seja vacinada, respeitadas as regras da aplicação desta vacina. Desde o surto do início deste ano eu já orientava isso.

Sem correria, nem mesmo agora, para quem não vive nas áreas de alto risco (perto do Horto).


A vacina é aplicada em alguns postos de saúde e também na rede particular. Aqui na Clínica Len de Pediatria trabalhamos com a Stamaril, francesa do laboratório Sanofi.

- Vacina nem sempre disponível aqui e em outras clínicas...ligue antes de ir a qualquer clínica de vacinação -

Sempre é aplicada em dose única, a partir dos 9 meses de idade, e não requer reforços (uma única dose na vida).
Não apresenta efeitos colaterais mais significativos que quaisquer outras vacinas.



Parques fechados, vacinação na área.


Comentários