Qual o leite ideal na infância? Postado por Jairo Len

Na ausência de aleitamento materno ou no momento da sua interrupção é necessário que se use algum leite que traga inúmeros benefícios nutricionais, principalmente nos primeiros 2 anos de vida.
Primeiros 1.000 dias (gravidez, primeiro e segundo ano de vida) É nesse período, os primeiros 1.000 dias de vida, em que é formado 85% do cérebro do bebê, além de quase todas as células definitivas do nosso organismo. O alimento dado à criança nesta fase deve ser adequado, balanceado e muito rico em nutrientes essenciais.
Até 12 meses, na hora em que for necessário substituir o leite materno, deve-se usar fórmula láctea, ou seja, leites como os NAN , Aptamil e Enfamil. Atualmente a Nestlé lançou o Ninho Nutrigold, uma fórmula láctea com a marca Ninho, que pode ser usada abaixo de 1 ano de idade.
Não se usa leites integrais ou compostos lácteos (ex.: Ninho 1+) nesta faixa etária.
Entre 1 e 2 anos de idade, acho que o ideal é continuar usando fórmulas lácteas.
São bem mais nutritivas e balanceadas que os compostos lácteos e incomparáveis aos leites integrais.

Atualmente temos  o Aptamil Premium 3 e NAN 3 Comfor. Todas as fórmulas, como o Enfamil Premium 2 também são boas para o segundo ano de vida.
Caso haja pouca aceitação, os compostos lácteos também podem ser indicados: Neslac Comfor, Enfagrow, Milnuti ou Ninho Fases 1+.

Leites como o Ninho Instantâneo, Ninho Integral e demais leites integrais não são alimentos ideais na faixa etária até 2 anos - mas podem ser usados se não houver aceitação das fórmulas e compostos lácteos. Idem se não houver possibilidade econômica, porque estes são mais caros... 
A partir dos 2 anos de idade, pode-se utilizar os compostos lácteos (ideal) ou mesmo os leites "normais", integrais ou semi-desnatados (sob indicação pediátrica).
Resumo: Na falta de leite materno...
Até 1 ano: fórmulas lácteas
Entre 1 e 2 anos: fórmulas lácteas (primeira opção) ou compostos lácteos
A partir dos 2 anos: compostos lácteos ou leites integrais

Todas as indicações de uso de fórmulas, compostos ou leites devem ser orientadas pelo pediatra ou nutricionista. Crianças com qualquer tipo de intolerância alimentar tem conduta alimentar individualizada

Comentários