Gripe (Tutorial) - Postado por Jairo Len

Apesar de ser o assunto mais falado dos últimos anos, ainda há muitas dúvidas básicas em relação à epidemia de Gripe por Influenza A.

As pessoas ainda tem dúvidas, e para isso vou fazer mais um resumo do assunto:

- GRIPE (Flu, em inglês) é a doença causada pelo vírus Influenza A (99% dos casos) ou Influenza B.

- Existem inúmeros subtipos de Influenza A, como o Sazonal, o Suíno, o Aviário, etc...

- A epidemia atual tem dois grandes causadores: o Influenza A Sazonal e o Influenza A Suíno. Os dois, particularmente, são do tipo "A (H1N1)".

- Para os médicos, não há qualquer diferença se o Influenza A é sazonal ou suíno. O tratamento e a abordagem são exatamente os mesmos.

- Portanto não há, a meu ver, a necessidade de tantas dúvidas se a gripe é "comum" ou "suína".
GRIPE é GRIPE. Tanto faz o Influenza. Aqueles e-mails que tentam diferenciar os sintomas de gripe sazonal e gripe suína não servem para nada.

- Os sintomas em crianças são, OBRIGATORIAMENTE:
- FEBRE (em geral acima dos 38ºC)
- TOSSE (em geral forte)
- MAL ESTAR (a criança fica bastante incomodada)
- Podem estar presentes vômitos, dores de cabeça, dores musculares e dores abdominais.

- Este quadro clínico é muito semelhante ao de uma faringite ou até uma pneumonia.

- O exame rápido que é feito em secreção nasal diagnostica "Influenza A", e não o subtipo exato. Isso já é o suficiente para delinear o tratamento. Não é necessário fazer o exame que vai para o Adofo Lutz ou que é feito nos pronto socorros aonde o Lab. Fleury atua (Sírio, Sabará, Samaritano, Oswaldo Cruz).

- O tratamento com Tamiflu só tem sido dado para alguns casos: crianças abaixo de 2 anos, idosos, grávidas e doentes crônicos, com alguma co-morbidade. Os demais só recebem a medicação se o quadro "aparentemente" é mais grave, com comprometimento pulmonar ou dificuldade respiratória.
Quem não entrar nos critérios do uso de Tamilflu só deve usar medicação sintomática (antitérmicos).

- O Tamiflu não está à venda e só é dado nos pronto socorros, nos casos indicados. Quem decide isso é o médico plantonista, um representante da comissão de infecção hospitalar e o médico particular (quando acionado).

- Tive dezenas de pacientes nos últimos 2 meses com diagnóstico de GRIPE, todos com exame confirmado para o Influenza A. Como falei, não sei se é a sazonal ou a suína, não fez qualquer diferença.

Comentários

  1. Dr Jairo, com relacao ao inicio das aulas, o que vc pensa sobre enviar ou manter a crianca em casa mais uma semana? Obrigada, Silene Moneta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado