Muito músculo e pouco cérebro - Postado por Jairo Len


Não é de hoje que se relaciona o excesso de músculos ("bad boys", fisiculturistas, alguns lutadores e outros tipos semelhantes) à uma personalidade mais "esquisita" e à falta de inteligência.
Será puro preconceito?
Um recente estudo da Yale School of Medicine (EUA) mostrou que o uso excessivo de testosterona para aumento de massa muscular tem relação direta com a morte das células cerebrais (neurônios). Já se sabia que o excesso de esteróides masculinos (testosterona) tem relação com depressão, câncer de testículo, impotência (anos após), tendências suicidas e aumento da violência. Mas agora se sabe que ela mata as células do cérebro.
E não é necessário que a testosterona seja usada por muito tempo - curtos períodos em altas doses já tem efeitos "catastróficos" nas células neurológicas.

A autora da pesquisa, Barbara Ehrlich, professora de farmacologia e psicobiologia da Universidade de Yale, ironiza: "Da próxima vez que um cara musculoso em um carro esporte lhe fechar na rua, não fique louco, só respire fundo e pense que isso pode não ser culpa dele".

Comentários

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado