segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bisfenol A - Postado por Jairo Len

O policarbonato de Bisfenol-A (BPA) foi desenvolvido pela Bayer na década de 50 e é assunto extremamente atual nas rodas de mães, cientistas e sanitaristas.
Teoricamente, o BPA é uma substância cancerígena, pelo menos em estudos em animais. Na prática, nunca ficou comprovado que ele possa fazer mal a seres humanos - e, apesar das manifestações contra seu uso, as autoridades sanitárias não viam problemas.
Porém, na sexta-feira, o FDA mudou sua posição em relação ao BPA e disse que tinha "algumas preocupações sobre os efeitos potenciais desta substância no cérebro, no comportamento e na próstata de fetos, bebês e crianças". Informou que se uniria a outras agências federais de saúde para estudar o produto químico em animais e humanos.
Nada comprovado, mas a pulga está atrás da orelha da agência reguladora mais rigorosa dos Estados Unidos.

O que nós podemos fazer?

O BPA já foi assunto de postagens anteriores - mas sempre vale lembrar alguns detalhes. O Bisfenol-A é liberado no aquecimento de plásticos rígidos (outras substâncias, como os ftalatos, são liberados ao aquecimento de plásticos mais flexíveis, como o Majipack).

Portanto, ao usar o microondas:

- Evite aquecer alimentos em recipientes de plástico (policarbonato, tupperware) - aqueça os alimentos em recipientes de vidro ou cerâmicos.
- Evite cobrir com papel-filme ao aquecer alimentos (Majipack, etc).
- Não obstante a recomendação nas latas de fórmulas lácteas, não despeje água fervente dentro das mamadeiras de policarbonato.
- Após usar esterilizadores de mamadeiras, lave-as em água corrente.

Não sabemos se um dia alguma coisa ficará comprovada contra o Bisfenol-A, mas vale a pena se precaver.
Obs.: Já existem no mercado inúmeros produtos "Bisfenol-A free". Neste caso, sem restrições.

2 comentários:

  1. Jairo, depois de ler isso joguei fora o esterilizador de microonda fora...ele estava velho já, e eu usava para limpar tampas dos copos anti-vazamento da kuka que os meninos usam.No geral eles tomam nas refeições,água em copo normal,mas o leite nesses copos com tampa anti-vazamento, passei a lavá-los com água ,detergente , e 2 vezes por semana deixo de molho as tampas e as borrachas para não vazar em água e vinagre. O que vc acha?sei que o ideal á ja usarem copos de vidro ,mas o meu sofá e tapetes dizem o contrário....
    Bia
    biacminervino@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mães de todo o Brasil, também acho um absurdo não termos produtos livre de BPA e saber que o nosso país esta mais uma vez atrasado em relação a um assunto tão importante, mas, saibam que já está no Brasil uma das marcas amercianas mais vendidas nos Estado Unidos. As garrafas Nalgene são totalmente livre de bisfenol e é feita de CopoliesterTritan. Procurem nas lojas infatins a garrafa GRIP-N-GULP da NALGENE.

    ResponderExcluir

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.