Bisfenol A - Postado por Jairo Len

O policarbonato de Bisfenol-A (BPA) foi desenvolvido pela Bayer na década de 50 e é assunto extremamente atual nas rodas de mães, cientistas e sanitaristas.
Teoricamente, o BPA é uma substância cancerígena, pelo menos em estudos em animais. Na prática, nunca ficou comprovado que ele possa fazer mal a seres humanos - e, apesar das manifestações contra seu uso, as autoridades sanitárias não viam problemas.
Porém, na sexta-feira, o FDA mudou sua posição em relação ao BPA e disse que tinha "algumas preocupações sobre os efeitos potenciais desta substância no cérebro, no comportamento e na próstata de fetos, bebês e crianças". Informou que se uniria a outras agências federais de saúde para estudar o produto químico em animais e humanos.
Nada comprovado, mas a pulga está atrás da orelha da agência reguladora mais rigorosa dos Estados Unidos.

O que nós podemos fazer?

O BPA já foi assunto de postagens anteriores - mas sempre vale lembrar alguns detalhes. O Bisfenol-A é liberado no aquecimento de plásticos rígidos (outras substâncias, como os ftalatos, são liberados ao aquecimento de plásticos mais flexíveis, como o Majipack).

Portanto, ao usar o microondas:

- Evite aquecer alimentos em recipientes de plástico (policarbonato, tupperware) - aqueça os alimentos em recipientes de vidro ou cerâmicos.
- Evite cobrir com papel-filme ao aquecer alimentos (Majipack, etc).
- Não obstante a recomendação nas latas de fórmulas lácteas, não despeje água fervente dentro das mamadeiras de policarbonato.
- Após usar esterilizadores de mamadeiras, lave-as em água corrente.

Não sabemos se um dia alguma coisa ficará comprovada contra o Bisfenol-A, mas vale a pena se precaver.
Obs.: Já existem no mercado inúmeros produtos "Bisfenol-A free". Neste caso, sem restrições.

Comentários

  1. Jairo, depois de ler isso joguei fora o esterilizador de microonda fora...ele estava velho já, e eu usava para limpar tampas dos copos anti-vazamento da kuka que os meninos usam.No geral eles tomam nas refeições,água em copo normal,mas o leite nesses copos com tampa anti-vazamento, passei a lavá-los com água ,detergente , e 2 vezes por semana deixo de molho as tampas e as borrachas para não vazar em água e vinagre. O que vc acha?sei que o ideal á ja usarem copos de vidro ,mas o meu sofá e tapetes dizem o contrário....
    Bia
    biacminervino@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mães de todo o Brasil, também acho um absurdo não termos produtos livre de BPA e saber que o nosso país esta mais uma vez atrasado em relação a um assunto tão importante, mas, saibam que já está no Brasil uma das marcas amercianas mais vendidas nos Estado Unidos. As garrafas Nalgene são totalmente livre de bisfenol e é feita de CopoliesterTritan. Procurem nas lojas infatins a garrafa GRIP-N-GULP da NALGENE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado