Dietas Erradas - Postado por Jairo Len

Vale para pais e filhos. Quem nunca viu alguém próximo (ou você?)  fazendo dietas milagrosas, como não ingerir carboidratos, só proteínas e gorduras, sopas, etc...?
Devemos tomar cuidado. Pessoalmente já vi casos de esteatose hepática e aumento gigante do colesterol por conta de dietas alternativas.
A esteatose hepática é uma doença de acúmulo de gordura no fígado - muitas vezes irreversível.
Um estudo da Disciplina de Endocrinologia e Nutrição da Universidade de Washington mostrou que a ingestão de fast food (não é dieta, mas é um bom exemplo de alimentação errada) tem relação direta com a esteatose hepática. Na verdade, foi avaliada uma dieta hipercalórica com a alta ingestão de gordura saturada e açúcar, concluindo que esta é uma das principais causas de esteatose não alcoólica, doença em que o fígado fica com até 80% de gordura.
Este tipo de alimentação é a de quem come fast food uma ou duas vezes ao dia (adolescentes no cursinho e pós-adolescentes na faculdade, por exemplo). E desbalanceada como a dieta de muitos adultos.

Apesar de assuntos opostos (dietas de isenção de carboidratos e fast food), o post é para mostrar que nosso organismo está preparado sempre para uma dieta equilibrada, com carboidratos, proteínas, pouca de gordura. Bom senso, em outras palavras.
Propaganda sutil sobre esteatose...

Comentários

  1. Esteatose é algo perigoso?
    Esta gordura fica sobre o fígado ou ela penetra no fígado?
    As vezes quando me alimento sinto muita dor. Me fale algo a respeito e sobre como cura-la, pois tenho mt medo
    Após engordar um pouco contrair esteatose grau II, mas nem sei como, pq não como óleo, nem frituras, pouca massa, me alimento mt de frutas e verduras, leite desnatado, carnes branca, massas integral e etc.. Sempre procuro ter uma alimentação bem equlibrada.
    Já tentei emagrecer mas está sendo bem dificil
    Me responda por favor.

    ResponderExcluir
  2. Jairo,
    Parabéns pelo seu site.
    O contéudo é de primeirissima qualidade, de grande valia e interesse para quem quer uma vida saudável.
    Sou grata pelas informações nele contida.

    Vou repassar, posso? rsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado