O inverno chegou... - Postado por Jairo Len

...E com a chegada do inverno, vem a piora da qualidade do ar em São Paulo...
Por causa do fenômeno climático da "inversão térmica", os dias tem uma tendência de ficarem mais secos e mais poluídos. O fim das aulas ajudará muito, mas mesmo assim algumas providências podem ser tomadas para se evitar o aumento de doenças respiratórias.
Sempre repito para os pais que as crianças sem problemas respiratórios não precisam de cuidados especiais, como o uso de umidificador de ar.
Mas muitas crianças e adultos sofrem muito com o ar seco - que pode chegar em 10% de umidade relativa - o que equivale a um deserto, daqueles bem secos - causando aumento significativo de coriza, tosse, crises de asma e pneumonias.
O uso de umidificador de ar é fundamental para este grupo, sempre que a umidade relativa estiver abaixo dos 40% (no quarto, à noite). Hoje em dia você encontra os hidrômetros em reloginhos made in China bem acessíveis e pode fazer este controle de forma fácil.
Manter a umidade em torno dos 60% é o ideal.
Lá na Clínica eu tenho um umidificador que é auto-regulável. Você regula a umidade que quer. Um sensor lê a umidade do ar e liga-e-desliga o aparelho de acordo com o regulado. Uma excelente e cara opção, fabricado pela Nuk.

O umidificador com sensor de umidade relativa do ar
Lembro que as bacias de água não tem nenhuma utilidade para aumentar a umidade relativa do ar. Toalhas molhadas na cabeceira da cama podem ajudar, em "emergências". Ideal é investir no umidificador.

Comentários

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado