Sling II - Postado por Jairo Len

Um dos meus posts mais comentados (e o que me fez não aceitar comentários anônimos) é aquele sobre sling.
Mais eu rezo, mais eu vejo assombração.
Recebi um e-mail sobre a "Semana Nacional do Incentivo ao Sling", um evento do BWB (Babywearing Brasil, a Associação Brasileira dos Carregadores de Bebê). Nada contra o evento, inclusive ele já aconteceu, no início deste mês. O sling não é proibido, portanto sua promoção, por parte dos interessados, é justa.
Mas, ao receber o e-mail, fui dar uma atualizada na estatística sobre o uso de sling em recém-nascidos, mais especificamente as mortes provocadas pelo seu uso. Mais uma vez fiquei impressionado com casos relatados na literatura médica e das associações médicas. Nem entrei em sites de busca médica. Dei um google com as palavras: sling, death. Faça o teste. De qualquer forma, resumo um pouco duas notícias achadas na busca:
Caso recente, na Austrália, um mês atrás. As autoridades alertam para o uso cauteloso do sling. Na reportagem, o caso de um menino de 2 dias de vida, acidentalmente sufocado pelo sling.
Outra história macabra, de uma criança de 7 dias, sufocada pelo sling no estacionamento de um supermercado: leia na reportagem da CNN.

Voltando às estatísticas: os americanos tiveram 14 casos de mortes de recém-nascidos causados pelo uso de sling nas duas últimas décadas. Três casos em 2009, e este caso acima, no estacionamento do Costco, em 2010.
O uso do sling deve ser muito responsável. Slings certificados, posições corretas, idades mínimas. Slings feitos de pedaços de pano e argola devem permanecer nas enciclopédias, relembrando a nossa época pré-histórica. Foram 15.000 recalls de slings, nos EUA no ano passado, por colocar a vida de bebês em risco. No Brasil, nenhum recall, mostrando que nossos produtos tem máxima qualidade... Pobres de nós...
Atenção às regras básicas de segurança...

Comentários

  1. Oi Jairo, quando me deparei com sua postagem sobre uso do sling com recém-nascidos a primeira coisa que me veio à mente foi - o que eu poderia fazer para tornar o sling mais seguro? Pois eu os utilizo e fabrico mas morro de medo de causar dano a quem quer que seja. Então criei um colchãozinho para apoiar a coluna do bebe e ele nao ficar dobrado no sling, e tirei a sobra de pano da ponta do sling q geralmente se usa para cobrir o bebê na hora de amamentar ou sob sol forte por exemplo; elaborei um manual bem focado na segurança mas o meu temor é que as pessoas sequer o leiam, devido ao pouco hábito de leitura já conhecido, então ainda tenho idéias pra aperfeiçoar a coisa, mas o fato é que o sling é extremamente dependente do uso correto pelas pessoas. Se é colocado um cinto de segurança nele, limita o número de posições que o bebê pode ficar; se for muito estruturado, fica como aqueles baby bags que causaram acidentes nos EUA; enfim, melhorar o produto é um grande desafio para os fabricantes e um assunto delicado para as autoridades reguladoras. Por enquanto o mínimo que devemos fazer é promover os cuidados de segurança e não fazer anúncios abusivos; nos EUA já fizeram uma norma (custa 40 dólares e está em inglês, por isso creio que o interesse pelos fabricantes brasileiros será pequeno) sobre a fabricação dos slings, a recomendação de uso, mas ainda falta ser feito um estudo profundo sobre o sling. Mas como você disse, não é preciso muito para perceber que há muito a ser melhorado no produto em si e em sua publicidade.

    ResponderExcluir
  2. Lucimeire,
    Excelente e lúcido. Que bom que existem pessoas como você, preocupadas, sobretudo, em fazer as coisas da forma mais segura e adequada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado